O Portal Sustentaqui publicou recentemente uma reportagem sobre o primeiro edifício LEED V4, construído para reduzir o uso de energia em 88% e o consumo de água em 74%. A construção priorizou técnicas de arquitetura como o uso de brises (dispositivo para evitar calor excessivo) e cobogós (tijolo vazado ou elemento perfurado nas paredes e fachadas para separar o ambiente interno do externo sem prejudicar a luz natural  e ventilação).

De acordo com o padrão ANSI Consensus National Standrd Guide 2012, o prédio foi concebido de forma integrada. Foi utilizada a ventilação cruzada nos ambientes mais ocupados e a ventilação por efeito chaminé. Com a instalação de oito placas fotovoltaicas, foi possível a redução de 65% do consumo de energia proveniente da concessionária. Ainda foram incorporados na construção: aquecimento solar, luz natural, 100% lâmpadas LED acionadas e desligadas automaticamente, captação de água de chuva para abastecer vasos sanitários e irrigação, louças e metais de baixo consumo.

O paisagismo seguiu o mesmo processo. Foram escolhidas espécies de vegetais que demandam pouca água, sistema de irrigação por gotejamento, 94% dos resíduos da obra foram reutilizados ou reciclados, além da implantação do telhado verde com a horta urbana. A arquitetura bioclimática foi a estratégia adotada no projeto desse edifício, localizado em Governo Valadares (MG).





Fotos e fonte: Portal SustentAqui