Começa hoje, em Rio Preto, o evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá em março de 2018, em Brasília. O Encontro Regional Sudeste “Gestão Participativa e Social da Água” – realizado com o patrocínio da MONTAGE-SIS – conta com a participação de representantes dos Comitês de Bacias de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro e da sociedade civil. Integrado a esse encontro, os Comitês realizam, até o dia 18/10, o XV DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS. Na abertura, ainda será empossada a Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da qual a MONTAGE-SIS fará parte, e que deverá, entre as principais atribuições, elaborar um plano de ação para implementar a agenda 2030 da ONU, na cidade.

XV DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EM RECURSOS HÍDRICOS
O objetivo do XV Diálogo é dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas com os princípios da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos e a política estadual de educação ambiental, na área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, trocando experiências e mobilizando a capacitação permanente da sociedade. Nos Diálogos, realizados anualmente desde 2003, são abordados temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, na perspectiva de fomentar um processo permanente de diálogo.

ENCONTRO REGIONAL SUDESTE GESTÃO PARTICIPATIVA DA ÁGUA
Nesse encontro, a ideia é apresentar e fortalecer o diálogo dentro dos segmentos organizados da sociedade civil, no contexto do Processo FÓRUM CIDADÃO do 8º Fórum Mundial da Água; a participação social e compartilhada na gestão das águas. Dentre outros assuntos, serão apresentadas tecnologias desenvolvidas em alguns locais do país, que poderão ser replicadas em outras bacias.
Serão abordados temas regionais atuais e relevantes como a gestão integrada dos recursos hídricos, saneamento básico, adaptação às mudanças climáticas e seus reflexos na gestão das águas, o papel e a importância da educação ambiental nos processos de gestão participativa, a tecnologia social da água, engajamento da sociedade civil nos processos decisórios de gerenciamento, entre outros.
FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos, é o maior evento sobre a temática da água, que acontece no planeta. Organizado pelo Conselho Mundial da Água e pelo país sede, essa é uma oportunidade para mobilizar os vários setores da sociedade para fortalecer ações em prol de soluções para os recursos hídricos no mundo todo, em especial em regiões onde o conflito pela escassez já é claramente observado. O tema da oitava edição é “Compartilhando Água”.
MONTAGE-SIS ENGENHARIA DE SISTEMAS PREDIAIS

A MONTAGE-SIS decidiu comemorar os seus 30 anos com quem e para quem sempre esteve ao seu lado – todos os segmentos da sociedade. Celebra essa data e retribui a sua gratidão ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Está patrocinando o XV DIÁLOGO INTERBACIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS por ser um evento totalmente comprometido com a preservação da água, esse bem necessário para a sobrevivência de todos, e que está sendo ameaçado de extinção. É uma causa que diz respeito a todas as gerações futuras.