A cada estação do ano, os hábitos mudam. No verão, o calor leva as pessoas a usarem muito mais água debaixo do chuveiro para se refrescar. Já no inverno, os banhos são mais escassos, porém bem aquecidos excedendo o custo da energia. Estima-se que o gasto do chuveiro no modo inverno aumenta em 30%. Porém, em qualquer das situações é necessário ficar atento com uso exagerado de água e energia. Veja algumas dicas que podem balancear o uso desses recursos no dia a dia sem perder o bem-estar. 



Atenção para banhos demorados. Se você fica no banho debaixo da água bem quente vai custar para o seu bolso com o gasto de muita energia. Normalmente o que mais pesa na conta de energia é o chuveiro. No verão acontece  a mesma coisa, a diferença é aumento na conta da água por causa da quantidade abundante. 

Lavar as roupas uma vez por semana. Não tenha medo de usar a capacidade máxima da máquina de lavar, ela é preparada para isso e para ajudar na economia doméstica. No verão  se troca mais de roupa por causa do calor, então tente controlar ainda mais as lavagens nesse período. Quem tem secadora precisa também ficar atento ao gasto de energia, como no momento de usar o ferro de passar roupas. Inclusive passe as roupas leves no final e respeite a temperatura indicada pelo ferro.  

Evite manter aparelhos elétricos na tomada. Os carregadores de celular gastam energia enquanto estão plugados mesmo sem o aparelho estar conectado. Acontece a mesma coisa com a TV. Desligue-a totalmente: decodificador da TV a cabo e o aparelho de DVD, que muitas vezes ficam no modo de espera, consumindo energia. O modo stand-by consome de 0,1 a 18W de potência, conforme o equipamento e a sua idade.

Embora essa prática seja mais comum no calor, evite abrir a geladeira sem necessidade ou muitas vezes ao longo do dia. Tente pegar tudo o que precisa de uma só vez. Também é importante verificar as borrachas de vedação porque quando a geladeira está aberta perde a temperatura ideal. O ar gelado sai e o quente entra facilmente, exigindo mais do equipamento que a mantém fria.

Se você for comprar um aquecedor ou qualquer outro aparelho eletrodoméstico nacional, opte por aqueles certificados com o selo da Procel, criado há 20 anos pelo Inmetro. No caso de peças importadas, procure pelo selo Energy Star. Sobre o aquecedor doméstico, fique atento pois ele é responsável por 1/3 de gasto da eletricidade da casa.

Aparelhos de LCD são mais econômicos.

Economize com o seu computador ou notebook. Se precisar deixá-lo ligado, configure o monitor para autodesligar quando não estiver usando. E na hora de baixar um arquivo pesado, verifique o tempo médio  do download e programe o computador para suspender suas atividades nesse mesmo tempo. Desligue o computador se ficar sem usá-lo por mais de duas horas; o mesmo com o monitor, depois de 15 minutos.

Durante o dia, aproveite a luz natural.

Mude para as lâmpadas por fluorescentes ou Leds. Elas ajudam a economizar de 60% a 80% energia em comparação com as incandescentes.

Use a escada para subir de um a três andares. 

Evite chamar dois elevadores ao mesmo tempo. Paciência ajuda a economizar, e muito. Adote o consumo inteligente!


Para saber o valor da conta, faça uma simulação e conheça o consumo dos seus equipamentos. http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/