A Escola Politécnica (Poli) da USP vai sediar o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (CIG). O projeto foi selecionado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BG Brasil, empresa do BG Group, que anunciaram no dia 29/7 o resultado de uma chamada pública lançada no âmbito do Acordo de Cooperação assinado entre a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo e a empresa em setembro de 2013.
O projeto, selecionado a partir de pareceres de assessores no Brasil e no exterior, será coordenado por Julio Meneghini, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e pesquisador principal do Centro, e por Alexandre Breda, gerente de Projetos Ambientais do BG Group. Além de sediar o CIG, a Poli será responsável pelo apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.
O CIG contará com apoio de longo prazo da Fapesp, BG Brasil e da USP para desenvolver pesquisa científica de classe internacional nas áreas de Engenharia, Física e Química e em Políticas Energética e Econômica. O contrato entre as instituições será assinado nos próximos meses, celebrando a implantação do CIG.
As pesquisas a serem desenvolvidas no CIG terão foco em novas aplicações para o gás natural, sua sinergia com outras tecnologias emergentes e em estudos sobre a redução da intensidade de carbono no gás natural e custos ambientais associados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Poli(USP)
0 comentários:
Postar um comentário