O Rotary Club de São José do Rio Preto Alvorada promove no dia 2 de julho, às 19h30, no Anfiteatro da Unip, uma palestra aberta ao público com Augusto de Franco, consultor e autor do livro “Democracia e Redes Sociais”, que também conversará com lideranças da sociedade civil de Rio Preto sobre desenvolvimento, internet,  política e a prática da democracia nos dias de hoje. O preço do convite é R$ 50 e pode ser adquirido pelo telefone (17) 3220 4040.

A iniciativa do Rotary é estimular a comunidade a refletir sobre soluções para a cidade a partir dos interesses coletivos. Mas será possível avançar coletivamente na democracia praticada nos dias de hoje, usada pelo Estado como forma de administração política com uma conotação de entidade privada para se eleger e decidir pela sociedade, sem ao menos ouvir suas ideias e pontos de vista? Numa democracia que duela para escolher e atender interesses apenas de um lado, esquerda ou direita?

Augusto de Franco trará o debate através de ideias inovadoras sobre democracia e redes sociais: “Democracia é a vida comunitária e as redes sociais são a impressão digital de uma determinada localidade e explicam como as comunidades se comportam. DEMOCRACIA NÃO É UMA FORMA DE GOVERNO.  DEMOCRACIA É A ARTE DE PROMOVER A LIBERDADE E A PAZ”. 



Por que Augusto de Franco?
Augusto de  Franco fundou a Escola-de-Redes uma rede de pessoas dedicadas à investigação sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving. É autor de várias dezenas de livros e textos sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais. Entre eles: ‘A terceira invenção da Democracia’; ‘Democracia: um Programa Autodidático  de Aprendizagem’; ‘Desenvolvimento, Capital social e Democracia’; ‘Novas visões sobre a Sociedade, o Desenvolvimento, a Internet, a Política e o Mundo Glocalizado’; ‘Tudo o que é Sustentável tem o padrão de rede: Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade
Corporativa no Século 21’.
A convite de Ruth Cardoso entrou no Conselho da Comunidade Solidária, juntamente com outros líderes da Ação da Cidadania: Betinho, Dom Luciano Mendes de Almeida e Ney Bittencourt de Araújo e publica ‘Ação Local: A Nova Política da Contemporaneidade’.


Entre várias atividades, Augusto  trabalhou como palestrante e consultor de grandes empresas nas áreas de responsabilidade corporativa e sustentabilidade empresarial, como na Vivo e assessoria permanente para o Instituto Vivo, onde participou da fundação da Rede Vivo Educação; projetou e presidiu o comitê científico da CICI2010 – Conferência Internacional de Cidades; fundou o Instituto de Política no Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (UnB), onde coordenou grandes encontros nacionais e regionais para debater temas estratégicos relacionados ao desenvolvimento do país. As discussões resultaram em uma Agenda de Desenvolvimento Humano e Social Sustentável para o Brasil do Século XXI e ensejaram a constituição do Fórum Brasil Século XXI; foi Secretario Executivo Nacional da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida (mais conhecida como Campanha do Betinho); integrou o Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae como representante do Ministério do Planejamento; participou do TEDxSP.https://vimeo.com/10175173