A Deca, líder nacional na fabricação de louças e metais sanitários, está no mercado desde 1947. Em entrevista realizada pela MONTAGE-SIS, a empresa fala sobre a sua filosofia e o seu comprometimento com a sustentabilidade. Confira!
MONTAGE: A Deca consolidou uma cultura de marca no seu segmento. Qual a filosofia adotada para atingir esse resultado?
A Deca sempre esteve atenta às mudanças de comportamento dos consumidores e tendências para banheiros e se preocupou em acompanhar esta evolução. Antes, o banheiro ainda não era uma área de interesse dentro das casas. Há 20 anos, quando o assunto era este, o foco estava no funcionamento destes ambientes que tinham especificações feitas "por atacado", repetindo a mesma linha de louça e metal nos banheiros de uma casa, sem a preocupação em personalizar o espaço para cada pessoa. Hoje em dia, os ambientes passam a ser projetados com foco nos usuários para adequá-los de acordo com o gosto de cada um e isso alimentou o processo criativo, trazendo melhores soluções de projeto para atender as suas necessidades.
Com isso, o banheiro passou a ser um ambiente que requer um projeto cuidadoso e criterioso e a presença do profissional (arquiteto ou designer de interiores) passa a ser fundamental neste novo cenário. E para atender esta demanda, a marca trabalha bastante a questão do contraste dos acabamentos em louças e metais. Incentivamos a mistura entre cores e texturas por meio da tecnologia D.coat para metais e também pelo acabamento fosco presente nas linhas de louças, que se consagrou no mercado de decoração para banheiros e lavabos. E este ano, o que notamos, principalmente, nas mostras de decoração é o fato destes mesmos acabamentos estarem migrando para a cozinha e área de serviço. Um dos nossos lançamentos é o acabamento D.coat Champagne, um tom de dourado, mais delicado, que traz sofisticação ao ambiente.
MONTAGE: Existe uma preocupação em criar produtos e soluções para atender públicos diversos? O design Deca cumpre esse papel?
Deca: Sim, a Deca possui uma diversificada gama de produtos e com preços variados, justamente para atender os mais diversos perfis de consumidores. Um bom exemplo que temos são os produtos da linha Eco que contemplam design diferenciado e economia de água com preços acessíveis.
MONTAGE: Como a Deca garante a segurança dos seus produtos?
Deca: Trabalhamos com os melhores materiais na produção de nossos produtos, que também passam por um controle de qualidade rigoroso, para que a peça chegue ao mercado em perfeito estado. A Deca preza pela segurança, bom acabamento e durabilidade de seus produtos e vem conseguindo isso com êxito há muitos anos.
MONTAGE: Como a Deca tem reagido diante da escassez da água?
Deca: A sustentabilidade sempre foi um dos pilares da Deca. Nós sempre olhamos para esta questão e hoje contamos com mais de 389 soluções para a economia de água. Nossa ideia é contribuir de forma direta e eficiente nesta questão, seja por meio de nossos produtos economizadores ou pelo programa ProÁgua, que foi lançado em julho de 2013, após mais de dois anos de estudos, com o objetivo de reduzir o desperdício de água nas edificações, através da mudança dos hábitos dos usuários e de uma série de ações planejadas, com priorização da aplicação de produtos e dispositivos economizadores.
MONTAGE: Quais os projetos ambientais da Deca? E quais são os seus objetivos?
Deca: Com foco na economia de água e uso consciente, uma ótima ação que realizamos foi a implantação do programa ProÁgua no Masp, proporcionando uma economia significativa para o museu e tornando-o o primeiro case de sucesso deste nosso programa. A ideia é expandir estas ações em outros locais culturais e deixar como legado para a cidade de São Paulo banheiros públicos que aliem sustentabilidade e design.
Já começamos este processo e outro local onde que implantamos o ProÁgua foi na OCA, onde os banheiros foram reformados com o projeto da Triplex Arquitetura e colocamos produtos, como o Mictório Save, que oferece praticidade e economia, dispensando completamente o uso da água em seu processo de higienização, não sendo necessário acionar a descarga para a limpeza do produto; válvula de descarga Hydralux Duo que economiza até 60% de água; torneiras Decalux de parede que possui acionamento eletrônico por sensor e Bacia Convencional LK de 6 litros. Estes banheiros foram entregues ao museu com seus espaços remodelados, produtos novos, sustentáveis e que primam pelo design.
Ainda em ações com foco na economia de água, temos a Disputa de Colégios que trabalha de forma didática e lúdica com alunos de 1ª a 9ª séries na conscientização e utilização correta da água, por meio de uma competição saudável entre as instituições para ver qual escola consegue economizar mais. Os colégios vencedores serão equipados com produtos economizadores da Deca.
MONTAGE: Quais são as premissas para se tornar um cliente Deca?
Deca: Os clientes Deca buscam produtos de qualidade com durabilidade e design. O design moderno e sofisticado empregado em nossos produtos são características marcantes e que atraem o público. Temos uma gama enorme de produtos, desde os mais tradicionais, louça branca e metais cromados, até uma cuba com acabamento black stone, por exemplo, que imita pedra e o nosso novo acabamento para metais, o D.coat Champagne. Conseguimos atender todos os perfis de clientes, sempre oferecendo o que há de melhor no mercado.
0 comentários:
Postar um comentário