Gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) reuniram-se com membros do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amapá (SINDUSCON), a fim de apresentar soluções nas áreas de educação, e qualidade de vida voltadas para as empresas do setor, e identificar demandas de capacitação profissional e serviços tecnológicos.

Além dos cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação, Aperfeiçoamento Profissional e Técnico foi apresentado o Lean Construction, consultoria especializada que habilita profissionais do segmento da construção civil a realizar ou coordenar processos por meio de técnicas gerenciais de controle de produção e de ferramentas que identificam pontos de melhoria. A proposta é que o projeto piloto seja implantado em uma das empresas do segmento para posteriormente ser desenvolvida nas demais.

Para o diretor de Operações do SENAI, Adriano Cardoso, o objetivo é elevar a competitividade das indústrias da construção civil, por meio de educação profissional e de serviços tecnológicos. “Queremos fortalecer o relacionamento com as empresas, atender as demandas das indústrias, aumentar a empregabilidade de nossos  alunos,  bem como, promover a disseminação de novas tecnologias para o setor, por meio de eventos técnicos em conjunto com o SINDUSCON”, frisou o diretor.

Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil, Glauco Cei, o caminho para o crescimento do estado passa pelo investimento em educação profissional. “Acreditamos que somente com ensino de qualidade conseguiremos alavancar nossas empresas e agradecemos a preocupação e o apoio do SENAI”, disse o presidente.

A superintendente do SESI, Alyne Vieira, solicitou aos empresários, contribuições para consolidar o projeto do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), evento que será realizado no dia 22 de agosto. “A programação visa integrar e proporcionar a inclusão social dos funcionários do segmento e de seus familiares, possibilitando o acesso a atividades médicas, educativas e esportivas”, ressaltou a superintendente.

Após a reunião, os empresários visitaram as instalações da instituição, e conheceram as Unidades Móveis de Construção Civil e de Segurança, escola móvel onde são ministrados treinamentos a respeito das Normas Regulamentadoras NR-33 e NR-35. Por meio das Unidades, o conhecimento chega aos trabalhadores que podem se capacitar em seu próprio ambiente de trabalho.

Fonte: Jornal do Dia