A Folha de S. Paulo publicou na edição de hoje uma reportagem assinada por Marcelo Leite sobre soluções alternativas para resolver os problemas da energia e do aquecimento global. Trata-se de um conteúdo inovador que merece ser compartilhado. Confira:  Nova bateria promete criar casas autônomas.  
Associada a painéis fotovoltaicos, a bateria tornaria rede elétrica desnecessária
Caixa que armazena energia, pequena e que pode ser pendurada na parede, é arma contra o aquecimento global
Se o futuro acontecer como imaginou o sul-africano Elon Reeve Musk, os problemas da energia e do aquecimento global serão resolvidos. O futuro cabe numa bateria de 130 cm para pendurar na parede.

Musk já foi comparado a Thomas Alva Edison (1847-1931) e a Steve Jobs (1955-2011). Ele concretiza em produtos coisas improváveis como carros elétricos esportivos --os modelos Tesla dos EUA.
Agora ele quer aprisionar a energia limpa e ininterrupta do Sol numa caixa discreta e elegante, a Powerwall.

A inovação foi apresentada ao público americano em Los Angeles, há uma semana, por US$ 3.500 (cerca de R$ 11 mil) no modelo de 10 quilowatts-hora (kWh). É o bastante para manter acesa por algumas horas uma casa de classe média alta.

Há também uma versão de 7 kWh por US$ 3.000. As duas modalidades já podem ser encomendadas e começarão a ser entregues em três ou quatro meses. O preço final de instalação deverá ficar em torno de US$ 5.000.

A Tesla na verdade repaginou as baterias de íons de lítio que já equipam seus carros (e usam a tecnologia empregada em telefones celulares). Empacotou-as de modo que possam fornecer energia para iluminação e eletrodomésticos sem ocupar espaço.

Ao caprichar no preço e no desenho, porém, Musk pretende uma reviravolta tecnológica: a era da geração distribuída baseada em energia solar. De simples consumidores de eletricidade, todos viram também produtores.

Na sua visão, Powerwalls se espalharão pelo mundo conectadas com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em eletricidade. Armazenada no dispositivo, a energia estaria disponível para ser consumida à noite --solução ideal para locais remotos, distantes da rede de distribuição.

"Vamos ver algo parecido com [o confronto] celulares versus linhas telefônicas terrestres", previu Musk.

"A Cinderela dessa bateria de 10 kW é a residência familiar. Ela é um sapato perfeito", diz Roberto Ziller, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

BILHÕES E BILHÕES
A Alemanha é o país que mais se assemelha ao paraíso de Musk. Lá 7% da energia consumida provém de 1,4 milhão de sistemas solares instalados. A geração distribuída ganha escala, e os preços caem 13% ao ano.

A Tesla parece estar de olho no mercado germânico, afora o dos EUA. Além das baterias domésticas, lançou ainda uma versão de 100 kWh para empresas, os Powerpacks.
Também modulares, esses modelos parrudos podem ser agrupados indefinidamente, em arranjos com capacidade para megawatts-hora (MWh). Daria para abastecer cidades com milhares de habitantes.

Musk aposta alto: 2 bilhões de Powerpacks poderiam fornecer toda a energia hoje utilizada no mundo, o que cortaria emissões de CO2 e desaceleraria a mudança do clima. É muita bateria, no entanto. O empresário ressalta que 2 bilhões é o número aproximado de veículos automotores rodando no planeta: "Está no alcance da humanidade fazer isso".
Para pôr o plano em prática, Musk está construindo uma fábrica de US$ 5 bilhões no Estado americano de Nevada e tem como parceira a empresa japonesa Panasonic.

Coberta de painéis solares, a instalação produzirá milhares de baterias para carros Tesla, assim como Powerwalls e Powerpacks. Com isso, a companhia espera ganhar escala e seguir reduzindo preços para empurrar o mercado na direção dos sistemas fotovoltaicos (fornecidos por outra empresa de Musk, Solar City).

"Não é algo que a Tesla vá fazer sozinha", ressalvou o empresário, que anunciou que serão abertas as patentes da Powerwall e do Powerpack, como já faz com as inovações para carros elétricos.

A plateia lotada de tecnófilos da Califórnia explodiu em aplausos.
Por Marcelo Leite/Folha de S. Paulo

Foto: Jorge Araujo/Folhapress