A MONTAGE-SIS – empresa de engenharia de sistemas prediais em edifícios residenciais, comerciais, hotéis, industriais etc – prepara-se para incorporar a instalação de placas fotovoltaicas às soluções que oferece aos seus clientes. 

No ano passado, o CEO Germano Hernandes Filho esteve em Madrid, Espanha, visitando o Parque da multinacional americana SunEdison, a segunda maior fabricante de placas do mundo presente em todos os continentes.

Segundo Germano, “o Sol é uma fonte disponível e inesgotável de energia; o seu aproveitamento evita devastar solos, preservando completamente o meio ambiente. Os painéis fotovoltaicos produzem uma energia totalmente limpa, sustentável, sem emissão de CO2 e barulho como acontece em outras formas de extração de energia”.

Valor da conta de energia reduz 80% -100%  
Além de proteger o meio ambiente, as placas proporcionam uma economia de até 100% no valor da conta de energia.

O sistema fotovoltaico é composto por placas instaladas nos telhados dos edifícios e residências, além de um kit para conversão e monitoramento da energia produzida e consumida. Essa energia chega na casa para ser diretamente utilizada. O custo de instalação fica sob responsabilidade do morador.

Conforme regulamentação governamental, cada domicílio pode produzir até a demanda contratada. A energia não consumida é armazenada na concessionária, que tem autonomia para destiná-la a outro fim. Em contrapartida, o morador tem um prazo de 36 meses para usufruir dessa energia armazenada. Esse controle fica por conta da concessionária que gera a conta de luz, podendo incluir as taxas do  próprio serviço e o valor do que foi consumido nesse processo. A energia armazenada pode ser consumida em mais de uma residência desde que o CPF ou CNPJ seja o mesmo e a concessionária também seja a mesma.

Brasil tem o maior potencial de radiação do mundo
O potencial de radiação do Brasil também é um dos melhores do mundo, considerando quantidade de horas de luz por metro quadrado. Para se ter uma ideia, na Alemanha, líder mundial na utilização da placas, o ponto de maior radiação por metro quadrado é de 1.300 kW e o menor de radiação do Brasil, 1.600 kW. O ponto mais alto de radiação do Brasil fica no nordeste e representa 2.203 kW por metro quadrado. As secas ocorridas por períodos mais longos compromete a eficácia das usinas hidrelétricas, portanto é mais do que urgente se investir em outras alternativas como a solar para se produzir energia limpa.