A sustentabilidade é um dos pilares da atuação da MONTAGE-SIS. A empresa é engajada com as causas relacionadas à economia e uso consciente de recursos naturais, por isso, seu presidente, Germano Hernandes Filho, defende iniciativas para a preservação, por meio de uma atuação ativa. Como membro do Comitê da Bacia do rio Grande, ele participará do Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília de 18 a 23 de março.

O evento é considerado o maior e mais importante do mundo se tratando do tema água. Segundo Germano, o Fórum tem como propósito estimular a reflexão sobre o tema, como fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos, quais são as alternativas e como se precaver contra os problemas gerados pela mudanças climáticas.  

“Apesar de o Brasil ter uma das maiores reservas de água doce do mundo, o país já está sofrendo. Há alguns anos atrás, por exemplo, São Paulo teve um problema muito severo. Essas mudanças climáticas estão trazendo novidades, não na quantidade de água, o que tem mudado é a frequência e a intensidade. Temos a mesma quantidade de água precipitada, mas ela vem de uma vez só e em períodos curtos, acrescenta. 

Em 22/3, Dia Mundial da Água, Germano participará da Roda de Diálogo “O papel dos Organismos de Bacias”, a partir das 9 horas na Arena da Vila Cidadã.

Dentro das ações sustentáveis adotadas pela MONTAGE, a empresa já usa equipamentos, dentro das edificações, que consomem menos água, alertando quem incorpora e constrói para dispositivos que diminuam a utilização de água quando o empreendimento já estiver em funcionamento, são iniciativas que vão desde a instalação de torneiras inteligentes.

O Fórum Mundial da Água tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra.

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de representantes de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

É organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.
Confira a programação completa no link http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/programa-0.