Construtoras devem se cadastrar no Sistema de Gerenciamento de Resíduos até 15 de fevereiro de 2016

São José do Rio Preto é o primeiro município do Estado de São Paulo a implantar o Sistema Estadual de Gerenciamento online de Resíduos Sólidos (Sigor) – Módulo Construção Civil. As construtoras do município devem cadastrar-se no sistema até o dia 15/2/16. O Sigor vai auxiliar no gerenciamento online das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no estado, desde a geração até a destinação final, incluindo o transporte e deliberações intermediárias. O objetivo final do programa é fazer com que os resíduos gerados na construção civil sejam encaminhados à reciclagem eliminando os descartes ilegais e contribuindo para a não poluição do meio ambiente.

O lançamento do sistema foi na Prefeitura Municipal com a presença do Diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) Regional de São José do Rio Preto, Germano Hernandes Filho, do Presidente da Cetesb, Otávio Okano, do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Clinger Guagliardi, do Gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb,  João Luiz Potenza, e do Gerente Regional da Cetesb, Antonio Falco Junior.

A criação do Sigor foi proposta a partir de um convênio firmado em 2013 entre o SindusCon-SP, a  Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Cetesb com o objetivo de desenvolver de ações conjuntas visando a consolidação do processo de desenvolvimento sustentável no setor da construção civil.

Rio Preto foi o município escolhido para iniciar o projeto por já ter um processo de gerenciamento de resíduos. São 16 pontos de apoio para coleta dos resíduos da construção, sistema de coleta com catadores de uma cooperativa e ainda uma usina de reciclagem dos resíduos da construção civil. Os municípios de Assis, Catanduva, Limeira, Nova Odessa, Santo André, Santos, São Vicente, Sorocaba, Presidente Prudente e Ribeirão Preto estão se preparando para a implantação do sistema que deverá futuramente envolver todos os municípios paulistas.

 Para o diretor da Regional, Germano Hernandes Filho, “o Sigor institui a responsabilidade compartilhada entre todos os atores envolvidos e será de fundamental importância para fazer a gestão dos resíduos da construção civil de forma adequada, eficiente e transparente”.

O Presidente da Cetesb, Otavio Ogami, destacou a evolução da parceria do órgão público com o SindusCon-SP. “Começamos em 2013 e hoje é um momento importante. Reciclar é deixar de exaurir recursos naturais básicos muito utilizados pela construção civil. Esse é o princípio básico.”

Os geradores, transportadores e áreas de destinação de resíduos da construção civil que atuam em São José do Rio Preto devem cadastrar-se no sistema até o dia 15/2/16. A partir dessa data, serão oferecidos treinamentos para capacitar os usuários.


Foto: (da esquerda para a direita):
Antonio Falco Junior, Gerente regional da Cetesb;    Clinger Guagliardi, Secretário municipal do Meio Ambiente; João Luiz Potenza, Gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais da Cetesb;  Otávio Okano, presidente da Cetesb e Germano Hernandes Filho, Diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) Regional de São José do Rio Preto.