A MONTAGE-SIS faz parte da Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 de São José do Rio Preto, empossada ontem, 16/10, na noite de abertura do XV Diálogo Interbacias. Rio Preto é a primeira cidade do interior do Estado a tornar-se signatária dos ODS.


A caminho da sustentabilidade

Preocupar-se com o todo fez a MONTAGE-SIS adotar o modelo sistêmico como filosofia de trabalho. Busca legitimar o seu desenvolvimento por meio de ações que possam atingir alguns dos objetivos elencados como desafio global para a implantação da sustentabilidade: Erradicação da Pobreza (1); Fome Zero (2); Igualdade de Gênero (5); Água Potável e Saneamento (6); Energias Renováveis e Acessíveis (7); Trabalho Digno e Crescimento Econômico (8); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11); Produção e Consumo Sustentáveis (12); Ação Contra a Mudança Global do Clima (13); Proteger a Vida na Água (14); Proteger a Vida Terrestre (15); Parcerias para a Implementação dos Objetivos (17).






Na sua pratica diária adota tecnologias e normas técnicas nacionais e internacionais para o uso sustentável da água, energia e combate a incêndio. Reduz custos na instalação, opta por peças que economizam água e energia, executa sistemas para reutilizar a água da chuva, e a água cinza proveniente da separação do esgoto; esclarece e orienta o usuário para o uso consciente e mais econômico das instalações; adota materiais que não agridem o meio ambiente, mas favorecem a sustentabilidade; instala placas fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia limpa, gratuita e totalmente ecológica; utiliza padrões seguros e inteligentes para combater incêndio.

A estrutura interna favorece a integração entre os colaboradores para a troca   de conhecimento e vivência, beneficiando a todos, independentemente de raça e gênero. No seu ambiente de trabalho, cuida para que o respeito entre as pessoas seja efetivo. A formação da equipe é pautada pela competência profissional, ética, pelo caráter e pelos valores que respeitam o ser humano. A remuneração justa permite a todos uma vida digna favorável ao crescimento profissional e pessoal, impedindo que aumente ainda mais o desemprego e a pobreza.

O objetivo da empresa é atender às necessidades e ao desenvolvimento pleno da população em todos os eixos: econômico, político, social, cultural etc. Nessa linha, a MONTAGE escolhe trabalhar com clientes íntegros que respeitam as áreas mananciais e perseguem os mesmos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Por meio do seu perfil de atuação, caminha para atingir em curto, médio e longo prazo os objetivos que combatem a fome; a miséria; a desigualdade entre as pessoas; a devastação do Planeta, das cidades; a inconsciência no ato de consumir e produzir lixo.

Histórico

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - aprovada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25 a 27/9/ 2015) - consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, além de acompanhamento e revisão. 

Os ODS aprovados foram inspirados nas bases estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que agora estão completos aptos a responder por novos desafios. São integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. 

Desde a década de 1960, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) transformou-se no maior programa da ONU, com presença em mais de 170 países desempenhando o papel de transformador no combate à pobreza, na erradicação de doenças, na redução da fome, na criação de empregos, no empoderamento de mulheres, no controle da mortalidade infantil e na proteção do meio ambiente. 

O PNUD no Brasil vai trabalhar em parceria com o governo brasileiro e outros parceiros, na mobilização social e territorialização dos ODS em âmbito local para alcançar áreas e comunidades onde o progresso tem sido mais lento, para tornar real a declaração “resgatar, em primeiro lugar, os que ficaram mais para trás”.  Buscará ainda fortalecer os mecanismos que permitem uma participação social ativa nas políticas públicas das populações vulneráveis, promovendo o diálogo democrático pela igualdade de gênero, raça, etnia e geração. 

Germano representa a sociedade civil na posse da Comissão