Com três mil horas de exposição solar, o governo marroquino quer produzir energia elétrica. Já foi inaugurada a primeira parte daquela que será a maior instalação de energia solar do globo.

Tendo este foco, o Marrocos quer diminuir a dependência do país em importação de energia. A maior instalação de painéis solares deve conseguir que 42% da energia do país venha de fontes naturais.

O primeiro “lote” já começou a funcionar, alterará drasticamente a paisagem da cidade de Ourrzazate, próxima ao deserto. A energia produzida hoje, é suficiente para abastecer até 650 mil locais, desde a madrugada até três horas depois do pôr do Sol.

Dividadas por Noor I, Noor II e Noor III, a primeira parte funciona com capacidade de produzir até 160 megawatts. Finalizada até 2018, a infraestrutura gerará 580 megawatts, um valor que se aproxima da capacidade de um pequeno reator nuclear.

Segundo o site Exame Informática, atualmente são 500 mil espelhos com 12 metros de altura cada. Os paineis esquentam um fluido em até 392 ºC e esse líquido aquece a água, usando o vapor para girar as turbinas que geram a energia.

Já é possível visualizar a estrutura do espaço, segundo imagem proveniente da NASA.

Fonte: TechAoMinuto