A partir de 2016, a ONU vai complementar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) determinados na Rio+20 com uma nova agenda universal. O documento atual “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” incorpora 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas anunciados recentemente depois de três anos de discussão por um processo intergovernamental inclusivo e transparente que fosse aberto a todos.

O Plano de ações é focado na prosperidade, na qualidade de vida das pessoas e no planeta. De forma integrada e equilibrada é voltado às três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

A água, a energia e a mudança do clima estão entre essas frentes como objetivos cruciais para a sobrevivência das futuras gerações: Garantir a disponibilidade e manejo sustentável da água, Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável; Tornar medidas urgentes para combater a mudança do clima.

 “Busca fortalecer a paz universal com mais liberdade, e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.” (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD)

O desafio está lançado. Para dar resultado precisa de um esforço conjunto e de uma parceria com a participação ativa de todos – governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas.

Confira todos os 17 objetivos estabelecidos: