O Dia das Crianças também pode servir para os adultos
refletirem sobre a importância dos pequenos na introdução de hábitos mais
sustentáveis. O aprendizado começa em casa, com a família. Os bons exemplos
educam tanto quanto uma grade curricular. Imagine como seria o mundo se as
crianças aprendessem desde o nascimento sobre consumo consciente e preservação
do meio ambiente. Imagine ainda se gerações passadas tivessem sido formadas
para economizar recursos hídricos, respeitar as florestas e pensar
coletivamente.
Crianças conscientes corrigem atitudes dos próprios pais e
ajudam na construção de um mundo melhor. Portanto, a dica é aproveitar a data e
arregaçar as mangas para mostrar pontos de vista mais conscientes sobre
qualidade de vida.
Confira algumas dicas da pedagoga Mônica Borba, fundadora e
gestora do Instituto 5 Elementos de Educação Para Sustentabilidade, e da ambientalista
Claudia Visoni, publicadas no portal Educar para crescer no início do ano.
1. Comece analisando o
histórico do consumo de água nos últimos meses, calculando o quanto um família necessita,
gasta e desperdiça. Monitore mês a mês. E economize.
2. Calcule com o filho o consumo mensal da família. Faça a
conversão do volume da caixa d´água para metros cúbicos (lembrando que 1 m3 =
1000 litros) e divida pelo consumo mensal, também em metros cúbicos. Dá para
perceber quantos dias a casa tem de autonomia hídrica, ou seja, quanto tempo a
água dura se o abastecimento for interrompido.
Por exemplo: se a capacidade da caixa é de mil litros (1 m3)
e o consumo mensal é de 10 m3, deduz-se que a autonomia é para 0,1 mês, ou
seja, 3 dias. Em caso de apartamento, veja a capacidade do reservatório do
prédio e divida pelo consumo total mensal. Com base nisso, planeje como
economizar ou como aumentar sua capacidade de reservar água.
3. Mostre e oriente sobre os limites para o uso de água em
cada atividade diária. Por exemplo: para escovar os dentes, basta utilizar o
volume de uma caneca; para tomar banho, use uma bacia debaixo do chuveiro e informe
até onde pode ficar cheia.
4. Ensine quais as atividades do dia a dia em que a água
potável é indispensável e quais podem utilizar outro tipo de água. Por exemplo:
para beber, cozinhar, lavar as mãos e tomar banho só com água potável. Para lavar
o chão, o carro, regar as plantas e dar descarga no sanitário use água
recolhida na bacia durante o banho e a chuva, por exemplo.
5. Mostre à criança a relação entre a água e a energia elétrica, já que no Brasil a maior parte da energia vem de hidroelétricas. Aproveite para ensinar que as luzes devam ficar acesas só quando necessário.
6. Aponte se há necessidade de tomar banhos demorados, pois gastam água duplamente: tanto a água que sai do
cano quanto a água usada para produzir a energia e esquentar o chuveiro.
7. Oriente a criança a não pegar um copo limpo a cada vez que
for tomar água. Ajuda a diminuir a quantidade de louça a ser lavada.
8. Programe um passeio no fim de semana com as crianças e
mostre áreas onde existam nascentes de água; a relação com a vegetação ao redor.
Para encontrar lugares, consulte grupos como Existe Água em SP e Rios e Ruas.
Lembrar: além dos métodos da economia, é importante que as
crianças entendam que a água e o saneamento básico são direitos humanos.
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "a água potável segura e o
saneamento adequado são fundamentais para a redução da pobreza, para o
desenvolvimento sustentável e para a persecução de todos e cada um dos objetivos
de desenvolvimento do Milênio".
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma
quantidade mínima de água necessária diariamente a cada ser humano: ela varia
entre 50 a 100 litros de água por pessoa, por dia, para assegurar a satisfação
das necessidades mais básicas e a minimização dos problemas de saúde.
Fonte: Educar para crescer
Fonte: Educar para crescer
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