O Dia das Crianças também pode servir para os adultos refletirem sobre a importância dos pequenos na introdução de hábitos mais sustentáveis. O aprendizado começa em casa, com a família. Os bons exemplos educam tanto quanto uma grade curricular. Imagine como seria o mundo se as crianças aprendessem desde o nascimento sobre consumo consciente e preservação do meio ambiente. Imagine ainda se gerações passadas tivessem sido formadas para economizar recursos hídricos, respeitar as florestas e pensar coletivamente.

Crianças conscientes corrigem atitudes dos próprios pais e ajudam na construção de um mundo melhor. Portanto, a dica é aproveitar a data e arregaçar as mangas para mostrar pontos de vista mais conscientes sobre qualidade de vida.
Confira algumas dicas da pedagoga Mônica Borba, fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos de Educação Para Sustentabilidade, e da ambientalista Claudia Visoni, publicadas no portal Educar para crescer no início do ano.

 1. Comece analisando o histórico do consumo de água nos últimos meses, calculando o quanto um família necessita, gasta e desperdiça. Monitore mês a mês. E economize.

2. Calcule com o filho o consumo mensal da família. Faça a conversão do volume da caixa d´água para metros cúbicos (lembrando que 1 m3 = 1000 litros) e divida pelo consumo mensal, também em metros cúbicos. Dá para perceber quantos dias a casa tem de autonomia hídrica, ou seja, quanto tempo a água dura se o abastecimento for interrompido. 

Por exemplo: se a capacidade da caixa é de mil litros (1 m3) e o consumo mensal é de 10 m3, deduz-se que a autonomia é para 0,1 mês, ou seja, 3 dias. Em caso de apartamento, veja a capacidade do reservatório do prédio e divida pelo consumo total mensal. Com base nisso, planeje como economizar ou como aumentar sua capacidade de reservar água.

3. Mostre e oriente sobre os limites para o uso de água em cada atividade diária. Por exemplo: para escovar os dentes, basta utilizar o volume de uma caneca; para tomar banho, use uma bacia debaixo do chuveiro e informe até onde pode ficar cheia.

4. Ensine quais as atividades do dia a dia em que a água potável é indispensável e quais podem utilizar outro tipo de água. Por exemplo: para beber, cozinhar, lavar as mãos e tomar banho só com água potável. Para lavar o chão, o carro, regar as plantas e dar descarga no sanitário use água recolhida na bacia durante o banho e a chuva, por exemplo.

5. Mostre à criança a relação entre a água e a energia elétrica, já que no Brasil a maior parte da energia vem de hidroelétricas. Aproveite para ensinar que as luzes devam ficar acesas só quando necessário.

6. Aponte se há necessidade de tomar banhos demorados, pois  gastam água duplamente: tanto a água que sai do cano quanto a água usada para produzir a energia e esquentar o chuveiro.

7. Oriente a criança a não pegar um copo limpo a cada vez que for tomar água. Ajuda a diminuir a quantidade de louça a ser lavada.

8. Programe um passeio no fim de semana com as crianças e mostre áreas onde existam nascentes de água; a relação com a vegetação ao redor. Para encontrar lugares, consulte grupos como Existe Água em SP e Rios e Ruas.

Lembrar: além dos métodos da economia, é importante que as crianças entendam que a água e o saneamento básico são direitos humanos. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "a água potável segura e o saneamento adequado são fundamentais para a redução da pobreza, para o desenvolvimento sustentável e para a persecução de todos e cada um dos objetivos de desenvolvimento do Milênio".

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma quantidade mínima de água necessária diariamente a cada ser humano: ela varia entre 50 a 100 litros de água por pessoa, por dia, para assegurar a satisfação das necessidades mais básicas e a minimização dos problemas de saúde. 

Fonte:  Educar para crescer