A explosão do apartamento de um bairro carioca no mês passado, que resultou na morte do seu morador, impressionou todo o país. Segundo a perícia, o acidente foi provocado por uma instalação mal  feita do aparelho de gás. Quem poderia imaginar que uma simples sobreposição de azulejos feita durante uma reforma causaria tamanha tragédia?

É assustador constatar que boa parte das reformas é realizada sem qualquer preocupação com a disposição da tubulação instalada durante a construção dos edifícios. São poucos os que se lembram de perguntar sobre o projeto de hidráulica e elétrica antes de tomar alguma iniciativa.

Se você considerar que toda execução dos sistemas prediais segue normas técnicas obrigatórias e passa por vistorias rigorosas durante todo o processo, não há como pensar em alterar a estrutura de uma casa sem pensar nos riscos.


A MONTAGE-SIS aproveita e dá dicas de como evitar acidente com gás
As reformas e intervenções nas unidades dos condomínios e edifícios devem seguir rigorosamente a norma ABNT NBR 16.280, em vigor desde 18/4/14.

Sempre que não houver utilização constante, ou em caso de ausência prolongada no imóvel, mantenha as torneiras e os registros fechados;

Nunca teste ou procure vazamentos num equipamento a gás, utilizando fósforo ou qualquer outro material inflamável. Recomenda-se, para isso, o uso de espuma de sabão ou sabonete. A orientação é a instalação de um detector eletrônico de vazamento de gás junto aos aparelhos;

Os ambientes onde se situam aparelhos a gás devem permanecer ventilados para que o gás e os pontos de combustão se dispersem. As explosões ocorrem pelo acúmulo de gás em determinado local. NUNCA bloqueie a ventilação;

Se algum morador sentir, em sua unidade, cheiro de gás, deverá preliminarmente verificar se todos os registros dos aparelhos a gás estão fechados. Em seguida, verificar se o odor provém de fora. Persistindo o cheiro, notificar imediatamente a concessionária.

Quando você perde a garantia da instalação de gás imóvel novo
Se for verificada a instalação inadequada de equipamentos (equipamentos diferentes dos especificados em projeto);

Se for verificado que a pressão utilizada está fora da especificada em projeto;

Se equipamentos forem reparados por pessoas não autorizadas pelo serviço de Assistência Técnica.
Fique atento. Evite acidente!