Todo ano as cidades praianas ficam sem água durante as férias por causa do aumento do consumo de água. A Baixada Santista costuma receber mais de 2,3 milhões de visitantes, além de 1,7 milhão de pessoas que já moram por ali. O gasto médio de água por pessoa é de 150 litros/dia, mas com o turismo aquecido a partir do final de ano esse volume dobra.  A Sabesp costuma produzir 11 mil litros de água por segundo para abastecer a Baixada. É uma situação que pode ser contornada pela população local e pelos turistas com a mudança de alguns hábitos.
Veja o que cada um pode fazer:


Atitudes conscientes
As descargas, torneiras e caixa d’água não podem pingar. Caso isso aconteça, verifique se há manchas na parede, pois é indício de vazamento ou infiltração.

É mais do que sabido que lavar o chão e as calçadas com mangueira gasta muito mais água. A vassourinha hidráulica consome por volta de 280 litros de água. Portanto,  a vassoura normal, a pá para recolher a sujeira e um balde de 10 litros de água para fazer a limpeza economizam cerca de 250 litros de água. 
Utilize água da chuva e regador para aguar as plantas ao invés de mangueira. Dessa forma, você deixa de gastar cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos

Lembre-se de fechar a torneira quando estiver escovando os dentes. É água caindo sem necessidade. E o gasto é de até 25 litros de água.

Para refrescar nesse calor, posicione a temperatura do chuveiro no verão e economize água e energia.

O banho não precisa ser demorado; oito minutos são o suficiente para fazer a higiene necessária. Desligue o chuveiro para se enxaguar e gaste menos água. Além de energia, a economia é de 95 a 180 litros de água limpa.

Limpe o chuveiro frequentemente com uma escova para desentupir o espalhador de água. Aproveite melhor o banho.

As resistências originais são as mais indicadas; não utilize as queimadas e nem faça adaptações. Não é seguro, o consumo aumenta e não há economia. 

Uma alternativa é optar pelo aquecedor híbrido que utiliza energia solar e elétrica.

Para lavar as frutas, não deixe a torneira da pia escorrendo. Encha uma vasilha de água e faça a lavagem dos alimentos.

Não deixe água da torneira da pia escorrendo para descongelar carne ou outro alimento. É muito desperdício.

Inicie a máquina de lavar louça só depois que estiver cheia. Se ela for ligada meio vazia gasta muito. Considere que  por carga, o gasto é de cerca de 14 litros de água.