A SunEdison  é a segunda maior empresa do mundo a produzir soluções de energia solar fotovoltaicas. Está no Brasil desde 2010, confiante no alto potencial de radiação do país. Em entrevista à Montage, o diretor Luis Pita disse que em três anos a fonte de energia fotovoltaica será adotada em larga escala pelos brasileiros. Confira! 


MONTAGE: Como se dá a conversão de luz solar em energia elétrica e, para        isso, há uma tecnologia especial?
Luis Pita: A tecnologia aplicada está na produção das placas (módulos ou painéis), que são constituídas de silício mono ou policristalino para captar energia da luz solar e converter em energia elétrica contínua. Para ser utilizada como corrente alternada, a da tomada, por exemplo, é necessário instalar também um inversor para fazer essa conversão ou seja transformar a luz do sol em energia elétrica. É uma energia totalmente limpa, produzida sem nenhum resíduo.

MONTAGE: Como esse sistema consegue reduzir a conta de luz de uma residência ?
Luis Pita: O sistema fotovoltaico compõe as placas e as estruturas que são instaladas nos telhados dos edifícios e residências, além de um kit para conversão e monitoramento da energia produzida e consumida. O custo de instalação fica por conta do morador. Conforme regulamentação governamental, cada domicílio pode produzir até a demanda que tem contratada, com um Máximo de 1 MW.  Mas a energia não consumida é armazenada na concessionária, que tem autonomia para destiná-la a outro fim. Em contrapartida, o morador tem um prazo de 36 meses para usufruir dessa energia armazenada. Esse controle é feito pela concessionária que gera a conta de luz, com taxas do próprio serviço e o valor consumido nesse processo. A energia armazenada pode ser consumida em mais de uma residência desde que sejam do mesmo CPF ou CNPJ e da mesma concessionária.

MONTAGE: De quanto é a redução na conta de luz?
Luis Pita:.  É possível, reduzir em até 80% - 90%  o valor da conta de energia, com o sistema fotovoltaico.

MONTAGE: Qual é o pais que mais utiliza esse sistema?
Luis Pita: Em primeiro lugar, a Alemanha é o país que mais utiliza a energia solar fotovoltaica, em segundo estão os Estados Unidos.

MONTAGE: De acordo com a cultura do país, você acredita que esse sistema será bem assimilado pelos brasileiros? Em quanto tempo isso acontecerá?
Luis Pita: Eu estimo que em três anos, o Brasil estará aderindo à fonte de energia fotovoltaica. É um país que aprecia a energia limpa, como a nossa que não produz resíduos tampouco barulho. As secas mais prolongadas também comprometem a capacidade das usinas hidrelétricas apontando a necessidade de outras alternativas. O potencial de radiação do Brasil também é um dos melhores do mundo, considerando quantidade de horas de luz por metro quadrado. Para se ter ideia, o ponto de maior radiação na Alemanha por metro quadrado é de 1.300 kW, e o menor de radiação do Brasil, 1.600 kW. O ponto mais alto de radiação do Brasil fica no nordeste e representa 2.203 kW por metro quadrado.

MONTAGE: Qual é a contribuição dos painéis para o meio ambiente?
Luis Pita: É uma fonte de energia totalmente limpa, sustentável. Não emite CO2, nenhum resíduo, tampouco barulho como ocorre nas outras opções existentes destinadas para a extração de energia, além disso é inesgotável . O aproveitamento solar evita devastar solos preservando os recursos naturais necessários para se viver com qualidade. Ainda tem capacidade de gerar e armazenar a energia. Portanto, é uma alternativa que vislumbra um futuro melhor e sustentável para as próximas gerações.

MONTAGE: O custo de instalação dos painéis é alto?
Luis Pita: Depende do local e da necessidade onde serão instalados o kit e as placas. O custo de instalação para uma residência  é de aproximadamente R$ 25 mil, mas em cinco anos esse investimento poderá ser pago, considerando custo x benefício.

MONTAGE: Qual é a expectativa em relação à parceria SunEdison e Montage?
Luis Pita: A Montage está muito à frente no mercado. Entendeu muito bem os ganhos econômicos e sustentáveis gerados pela energia fotovoltaica. O interesse por uma solução mais sofisticada e de qualidade trará mais competitividade ao seu negócio. Foi importante a visita que fez ao Parque da SunEdison, na Espanha, conhecendo ainda mais dessa alternativa solar. É essa atitude de entusiasmo que desejamos num parceiro. Queremos solidificar essa parceria que representará para SunEdison realização de
negócios de no mínimo 30% da nossa produção.

MONTAGE: Dentre as empresas existentes no mercado, qual é aposição da SunEdison do ponto de vista tecnológico e econômico? Desde quando a SunEdison existe?
Luis Pita: A SunEdison existe desde 1959 e hoje é referência em produção de energia elétrica. Gerencia mais de 700 instalações solares com potência superior a 1GW, gerando cerca de 2.500 GWh de eletricidade. Está presente em todos os continentes. Está no Brasil e na América Latina desde 2010