No período de 16 e 18 de outubro de 2.017, na cidade de São José do Rio Preto, será realizado um evento preparatório do 8º Fórum Mundial da Água, o Encontro Regional Sudeste “Gestão Participativa e Social da Água” que abrangerá todo a região sudeste brasileira com a participação de representantes dos Comitês de Bacias de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Integrado a este Encontro os 21 Comitês de Bacias Hidrográficas paulistas realizarão o XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos.
O XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, evento organizado anualmente pelos 21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo tem como objetivo dar continuidade ao processo de integração e articulação de programas, projetos e ações educativas com os princípios da política estadual de gerenciamento de recursos hídricos e a política estadual de educação ambiental, na área de atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, propiciando a troca de experiências, a mobilização e a capacitação permanente da sociedade. Nos Diálogos, realizados anualmente desde 2003, são abordados temas articulados aos eixos principais “Educação Ambiental” e “Gerenciamento de Recursos Hídricos”, na perspectiva de fomentar um processo permanente de diálogo.
A realização do Encontro Regional Sudeste “Gestão Participativa e Social da Água” objetiva apresentar e dialogar, no contexto do Processo FORUM CIDADÃO do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil em março de 2018, sobre a participação social e compartilhada na gestão das águas. Em especial, serão apresentadas tecnologias locais desenvolvidas, previamente selecionadas em território brasileiro. Com o envolvimento dos diversos atores do Sistema: Governos Estaduais e Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas, dos Comitês de Bacias Hidrográficas e de todos os interessados no tema, em especial a imprensa, o objetivo maior do Processo FORUM CIDADÃO do 8º Fórum Mundial da Água é a ampliação e o fortalecimento deste dialogo dentro dos segmentos organizados da sociedade civil.
A apresentação das tecnologias sociais desenvolvidas, em muitos casos com ampla participação dos atores locais, vai fortalecer as possibilidades de replicação em outras bacias. Serão abordados temas regionais atuais e relevantes como a gestão integrada dos recursos hídricos, saneamento básico, adaptação às mudanças climáticas e seus reflexos na gestão das águas, o papel e a importância da educação ambiental nos processos de gestão participativa, a tecnologia social da água, engajamento da sociedade civil nos processos decisórios de gerenciamento e outros.
O Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos, é o maior evento sobre a temática da água que se realiza no planeta. Organizado pelo Conselho Mundial da Água e pelo País sede, este grandioso evento é uma oportunidade para mobilizar os vários setores da sociedade para o fortalecimento das ações em prol de soluções para os recursos hídricos em todo mundo, em especial em regiões onde o conflito pela escassez já é claramente observado. Em sua oitava edição, o Fórum Mundial da Água será realizado na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, no mês de março de 2018, com o tema “Compartilhando Água”.