O Prêmio ÉPOCA Empresa Verde premiará iniciativas ambientais que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Todos os anos o Prêmio ÉPOCA Empresa Verde inclui uma categoria especial. Nesta edição, a nova categoria foi desenvolvida com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS foram adotados oficialmente pelos 193 países-membros das Nações Unidas em setembro do ano passado e fazem parte da nova agenda de desenvolvimento sustentável da ONU que prevê uma série de metas a ser cumpridas até 2030. As metas envolvem ações em várias dimensões, como equidade, educação e equilíbrio social. Como uma sociedade saudável exige bases naturais bem preservadas, decidimos criar uma categoria que aponte esse caminho. 

O Prêmio ÉPOCA Empresa Verde é focado exclusivamente em boas práticas ambientais. Por isso, apesar de os ODS estarem ligados à sustentabilidade como um todo, o  vencedor dessa categoria será a empresa que tiver a iniciativa ambiental que mais impactar positivamente outros ODS. “Essa nova categoria pretende mostrar para as empresas quanto as coisas são sistêmicas”, diz Carlos Rossim, diretor da área de sustentabilidade da PricewaterhouseCoopers (PWC), parceira de ÉPOCA na premiação. “Uma ação ambiental causa impacto na saúde, na educação e na economia.”

A participação das empresas para atingir os ODS é fundamental. “As empresas possuem um canal de comunicação privilegiado com seus fornecedores e consumidores”, diz Beatriz Carneiro, secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. “E por isso elas têm um potencial transformador enorme.” 

São várias as formas que uma companhia tem de conseguir atingir os ODS. Segundo Beatriz, o melhor jeito de começar é fazendo um levantamento. “As empresas precisam definir no que elas já impactam os ODS e como elas são impactadas pelo não cumprimento deles”, afirma. Uma empresa que investe na despoluição de um rio, por exemplo, já está causando um imapcto no ODS 6. Porém, se essa mesma empresa tem problemas com o fornecimento de energia, ela está sendo impactada pelo item 7 dos ODS. “O levantamento é o primeiro passo para criar estratégias de como manter e melhorar o que já está sendo feito e do que precisa de investimento.”

A seguir, entenda cada um dos 17 Objetivos:
1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, promover a melhoria da nutrição e a agricultura sustentável.
3 – Saúde e bem-estar: promover a melhoria das condições de saúde para toda a população.
4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6 – Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão da água e saneamento para todos.
7 – Energia limpa e acessível: acesso confiável, moderno e a preço justo à energia.
8 – Trabalho descente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10 – Redução de desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis.
12 – Consumo e produção responsável: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
14 – Vida na água: conservar e usar sustentavelmente os oceanos, mares e os recursos marinhos.
15 -  Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso consciente dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.
16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis.
17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
As inscrições para o Prêmio ÉPOCA Empresa Verde já estão abertas. Fizemos uma lista de perguntas e respostas para esclarecer as dúvidas mais comuns.

Fonte: Natália Spinacé