O nível de emprego na construção civil na região de Rio Preto teve um desempenho negativo no mês de setembro. De acordo com a pesquisa mensal do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o saldo entre contratações e demissões na região teve queda de 0,19% em setembro, com relação a agosto. No primeiro semestre, houve índices positivos em alguns meses. 

Foram eliminados 61 postos de trabalho entre os 140 municípios da área de abrangência da regional de Rio Preto do SindusCon-SP. No entanto, apesar do resultado negativo em setembro, a região ainda emprega 3,7% da mão de obra da construção civil no Estado de São Paulo, com um total de 31.932 trabalhadores com carteira assinada. O desempenho, para o diretor da regional de Rio Preto do SindusCon-SP, Germano Hernandes Filho, é um reflexo da atual situação econômica brasileira. 

"Está dentro da expectativa do País. Agora precisamos ver como será a atuação do governo e como serão as mudanças propostas pela presidente. Se não houver nenhum imprevisto, esperamos que o próximo ano siga sem problemas para o setor". Na contramão da região, Rio Preto teve mais um mês de crescimento nas contratações em setembro. O município criou 101 novas vagas durante o mês, o que representa um crescimento de 0,83%, quando comparado com agosto. 

Com isso, a cidade, que tem 12.311 trabalhadores formais no setor, registrou aumento na taxa de empregos em todos os meses de 2014. "Rio Preto tem uma série de investimentos imobiliários que ajudam a manter o desempenho positivo da cidade. Todos esses empreendimentos são de longo prazo, o que deve fazer com que os números continuem positivos pelos próximos meses e até em 2015. E mesmo que haja queda, ela será menor que no restante do País", afirma Hernandes Filho. 

Outras cidades da região, como Catanduva e Votuporanga, seguiram o padrão da região e tiveram mais demissões que contratações no mês de setembro. Catanduva eliminou 26 postos de trabalho, uma queda de 1,82% em relação a agosto. Hoje, a cidade emprega 1.405 pessoas no setor.Já em Votuporanga, 20 vagas de emprego foram eliminadas, isso significa uma baixa de 2,05% em comparação a agosto. A cidade emprega atualmente 954 trabalhadores formais no setor, praticamente o mesmo patamar de janeiro de 2014 quando empregava 950 pessoas. 

No Estado de São Paulo, o nível de emprego na construção civil permaneceu praticamente estável, com queda de 0,03% em setembro, em comparação com agosto, com o saldo entre demissões e contratações negativo em 235 trabalhadores. Com o resultado, o número de empregados na construção civil no Estado ao final de setembro somava 864,5 mil pessoas com carteira assinada. Em todo o País, o nível de emprego na construção civil fechou setembro com alta de 0,28% na comparação com o mês anterior. O saldo entre demissões e contratações ficou positivo em cerca de 10 mil trabalhadores com carteira assinada. Com isso, o número de trabalhadores do setor chegou a 3,528 milhões em setembro.

Novo diretor na região

A regional de Rio Preto do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) está com um novo diretor: Germano Hernandes Filho. O empresário assumiu o cargo para uma gestão de dois anos e tem a intenção de investir na evolução do setor na região. "Queremos capacitar, inovar e desenvolver a região respeitando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a nossa comunidade", disse.

A nova diretoria promoveu um encontro entre os associados para identificar algumas frentes de trabalho. Uma das ações estabelecidas é montar mais cursos para capacitar a mão de obra que atua na construção civil. "Tivemos um salto de qualidade na mão de obra disponível na região, mas isso é algo permanente. O trabalhador tem que estar sempre estudando. O setor está repleto de novidades e de inovação e tudo isso requer aprendizado contínuo", afirma Hernandes Filho. Para o diretor, o setor hoje exige uma nova forma de pensar e uma nova postura de trabalho.



Fonte: Beto Carlomagno/Diário da Região