02/04/2014 15h45 - Atualizado em 02/04/2014 19h45


Especialista de Rio Preto dá dicas para economizar água em casa
Brasileiro gasta o dobro de consumo diário recomendado pela OMS.
Banhos demorados e torneiras ligadas são os que mais gastam água.
Do G1 Rio Preto e Araçatuba


Mesmo com as chuvas das últimas semanas, algumas cidades da região de São José do Rio Preto (SP) sofrem com problemas relacionados ao abastecimento de água. Moradores enfrentam transtornos com a falta de água para lavar roupas, louça e até para tomar banho. Por isso, é importante evitar o desperdício de água.
De acordo com Germano Hernandes Filho, que é especialista em recursos hídricos, as pessoas desperdiçam água sem ao menos perceber. “O maior consumo é no banheiro. Durante 15 minutos de banho gastamos cerca de 150 litros. Se tomarmos banho em cinco minutos será economizado pelo menos 100 litros de água. Uma economia de 2,7 mil litros por mês”, disse ele.
Segundo o especialista, quando as pessoas escovam os dentes com a torneira aberta, cerca de 80 litros vão pelo ralo. O especialista sugere usar um copo de água para escovar os dentes para evitar desperdícios. “Na cozinha, também dá para economizar bastante. Não deixe a torneira aberta porque 15 minutos pode gastar aproximadamente 100 litros. Quando lavar o quintal, não use mangueira. Use vassoura e balde para economizar água”, afirma Hernandes Filho.
A população também deve ficar atenta aos vazamentos. Se uma torneira ficar pingando o dia todo pode gastar até 46 litros de água. Em um mês, são cerca de 1,4 mil litros de desperdícios, o que equivale a 280 baldes.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia, mas o brasileiro chega a consumir o dobro. Para gastar menos é preciso mudar alguns hábitos. “Nem sempre é fácil mudar. Na correria, às vezes, a gente esquece e gasta muito”, disse a aposentada Neuza Gazeta.