A Green Building Council Brasil (GBC) debate, educa e trabalha duro para que a construção sustentável seja adotada cada vez mais pelo mercado. É uma organização não governamental, criada em 2007, que certifica indústrias do setor, com LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Bruno Justo, Coordenador Operacional dGreen Building Council Brasil (GBC), concedeu uma entrevista bem interessante e esclarecedora à Montage, que será publicada em duas partes. Confira a primeira! 

MONTAGE: O que é uma construção sustentável?
GBC: é um conjunto de práticas adotadas em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos com o intuito de obter uma edificação que reduza o seu impacto ao meio ambiente. Contempla o tripé da sustentabilidade, entre eles fatores relacionados à qualidade ambiental interna, uso de materiais de baixo impacto, uso racional de água, redução no consumo energético, bem como a conectividade urbana em relação ao entorno.

MONTAGE: Como o GBC atua para incentivar a construção sustentável? 
GBC: O GBC Brasil visa desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado. Para isso, foca as atividades em quatro frentes:
  • Atuação proativa junto a organizações, a promoção de política públicas de fomento ao setor da construção sustentável, bem como organizações privadas que possam apoiar em nossa missão.
  • Compilação e divulgação das melhores práticas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais,  tendo como principal ferramenta a nossa Conferência Internacional & Expo.
  • Promoção de certificação internacional LEED utilizada em 143 países. Atualmente, o Brasil é o quarto país com o maior número de registros no ranking mundial.

  • Outra área de atuação é a capacitação profissional através de nosso Programa Nacional de Educação, que já conta com a participação de mais de 55 mil profissionais de todo Brasil.

MONTAGE: Como a atuação do GBC beneficia o país?
GBC: O movimento da construção sustentável no Brasil, onde o GBC é um dos atores, vem provocando a elevação do padrão técnico do mercado como um todo, incentivando inovações tecnológicas e avanços em termos de políticas públicas, bem como a priorização de práticas e metodologias que buscam alinhar o desenvolvimento econômico com a melhora na qualidade de vida, redução do uso de recursos naturais e mitigação de impactos socioambientais.
Em breve, seguirá a segunda parte da reportagem!