1. Qual é o papel de uma empresa de execução dos Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas?

    Depois de o imóvel pronto, o trabalho de uma empresa de execução dos Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas fica pouco aparente; mas durante toda a obra é intenso para tornar funcional sistemas de iluminação, eletricidade, de telecomunicação,  água, esgoto, drenagem, gás combustível, etc. Até chegar nesse ponto, a MontageSis, há 26 anos no mercado, primeiro compreende  o todo, os ambientes externos e internos relacionados à obra. A edificação tem de trazer conforto ao morador e colaborar também com a cidade. Por isso, a sua atuação começa a partir de uma análise macro da bacia hidrográfica em que o imóvel está inserido, para verificar o volume de água requerido pelo imóvel em construção, se aquela região da cidade conta com tratamento de esgoto ou se o imóvel é que deve ter o seu próprio sistema e assim por diante. Desse estudo define-se como será a execução ou até uma intervenção, se necessário. No edifício, a Montage Sis busca sistemas que garantem integridade, economia dos recursos e bom desempenho na potencialidade da água, da drenagem, da parte elétrica, entre outros. 

        2. Como os Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas - podem impactar  no imóvel?

     Para funcionar, um imóvel precisa de iluminação, de energia para motores/equipamentos e dispositivos elétricos,  sistema de telecomunicação (telefonia, interfonia, TV, internet), sistema de proteção contra descargas atmosféricas,  bom volume de água nas torneiras, coleta de esgoto, sistema de captação da   água de chuva,  sistema de gás combustível,  sistema de prevenção e combate à incêndio etc. Se algum desses itens, e muitos outros, não tiverem um desempenho adequado, o imóvel ficará comprometido para sua utilização e/ou  investimento. O diferencial dos Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas está no jeito de como é executado. Por ficarem escondidas, boa parte atrás de paredes, piso, teto, as instalações elétricas e hidráulicas parecem não existir, mas quando apresentam problemas são lembradas  rapidamente.
A execução do edifício precisa estar comprometida também com a integridade da cidade. Não adianta transferir o problema para ambientes externos, até porque o bom estado da localização impacta no valor do imóvel.


      3. No momento da compra de um imóvel, o que o consumidor deve investigar sobre os Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas?

Ao comprar um apartamento, procure saber com a construtora o nome da empresa que ficou responsável pelas instalações elétricas e hidráulicas e comece verificando a sua idoneidade e sua capacidade técnica:

ü  quantos anos ela atua no mercado e quais obras ela já executou;
ü  se ela é credenciada no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e se ela recolheu ART – Atribuição de Responsabilidade Técnica sobre o serviço prestado nesta obra;
ü  possui Seguro de Responsabilidade Civil;
ü   tem seguro de vida para seus colaboradores;
ü  utiliza selo-lacre garantindo que o sistema foi testado, aprovado, comissionado e entregue em condições de uso;
ü  o corpo técnico é qualificado. É composto por engenheiros especializados na área;
ü  as peças e os materiais utilizados na obra são normatizados. São certificados pelo Inmetro e qualificados por associações do segmento, como acontece, por exemplo, com os tubos e as conexões de PVC;
ü  a empresa passa pelo comissionamento realizado pela construtora para verificar a funcionalidade de todos os sistemas. Há normas que devem ser seguidas e consideradas nessa avaliação;
ü  a empresa entrega à construtora relatório atestando o funcionamento dos sistemas.


  
Importante verificar os fabricantes dos materiais empregados nas Instalações:

Hidráulicas
ü  Tubos e conexões;
ü  Registros e válvulas;
ü  Bombas;
ü  Louças e metais sanitários;
ü  Equipamento de prevenção e combate à incêndios.  
           
Elétricas
ü  Fios e cabos elétricos/barramentos blindados;
ü  Disjuntores, chaves e sistema de proteção;
ü  Interruptores e tomadas;
ü  Sistema de iluminação;
ü  Eletrodutos
  
        4. Depois da compra do imóvel, o morador pode alterar os Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas?

        Depende.
  Antes de qualquer modificação no sistema original é preciso consultar o Manual do Proprietário entregue pela construtora com todas as indicações dos sistemas que compõem o edifício, inclusive os Sistemas Prediais - Instalações Elétricas e Hidráulicas. Confira.

         Também é importante fazer uma consulta à construtora e solicitar sua orientação sobre as alterações a serem feitas. Algumas dessas alterações podem comprometer o desempenho e a eficiência de todo o edifício.

         Observe e considere os selos-lacre afixados nos sistemas pela instaladora – uma garantia que tudo foi testado, aprovado, comissionado e entregue em condição de uso – , pois indica o posicionamento da parte elétrica e hidráulica;

        Tomadas essas providências, contratar um engenheiro, especialista para executar o que foi orientado pela construtora. Esse engenheiro deve ser cadastrado no CREA e deve recolher uma ART – Atribuição de Responsabilidade Técnica sobre o serviço prestado.

        Evite danificar e comprometer o desempenho dos sistemas do seu imóvel entregues em perfeitas condições de uso.