Sol é uma grande fonte de energia praticamente ilimitada. Ele é a estrela central de nosso sistema solar, e por mais que muitos não acreditem, nosso planeta gira ao seu redor. O astro pesa 1 milhão de vezes mais que a Terra e sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até nós.

Se na ficção ele quem dá origem aos poderes do Superman, fazendo com que ele fique mais forte ao captar sua energia, na realidade ele pode nos dar energia elétrica em abundância, e foi o que um bairro alemão conhecido como Schlierberg fez.

Utilizando tetos solares, o bairro conseguiu se tornar autossuficiente e já produz quatro vezes mais energia do que precisa. Todas as 59 residências do vilarejo de aproximadamente 11.000 m² possuem placas fotovoltaicas instaladas em seus telhados, além de um prédio comercial chamado Sun Ship (Navio Solar, em inglês).


“Tal eficiência garante a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO² na atmosfera, de acordo com dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto”, Rolf Disch. O bairro de Schlierberg é um belo exemplo de sustentabilidade e mostrando que podemos obter energia de forma limpa e totalmente acessível.

Para completar, ainda é praticado o reuso da água, de materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos os carros ficam no Navio Solar.

“Schlierberg nos mostra que podemos utilizar os recursos naturais de maneira limpa e que não agride a natureza para gerar energia. A energia elétrica não pode ser gerada apenas por meio de hidrelétricas ou termelétricas, mas sim com usinas eólicas, energia solar e outros meios, mas fazer nossos governantes apoiarem tais idéias é como tirar o cabresto do burro…”

Fonte: Julian Leno/Showmetech