Bahia é o único estado a inserir no Plano de Sustentabilidade o plantio de mais de 30 mil mudas da Mata Atlântica. A cada gol na Arena Fonte Nova, em Salvador, 1111 mudas de espécies nativas são plantadas.

Palco das maiores goleadas da Copa do Mundo da FIFA 2014, a  Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia), está marcando um golaço para a recuperação da Mata Atlântica. Por meio do projeto Gol Verde, para cada gol marcado no estádio 1.111 mudas nativas serão plantadas, o que equivale a um campo de futebol.  A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa na Bahia (Secopa-BA), a única que incluiu o plantio de mudas em seu plano de sustentabilidade.

“Se os torcedores já torciam para que fossem marcados gols na Arena Fonte Nova, agora vão torcer muito mais. Isso sim é um golaço”, enfatizou o secretário estadual da Copa, Ney Campello. Segundo o gestor, o Plano de Sustentabilidade da Copa prevê o plantio de mais de 30 mil mudas do bioma. Essas primeiras espécies foram doadas pela empresa Veracel Celulose, que junto com a Prefeitura de Porto Seguro assinaram um termo de cooperação onde se comprometem com o plantio.  

“Trazer essa questão da recuperação da Mata Atlântica para um evento mundial como a Copa foi muito oportuno”, pontuou o Gerente de Sustentabilidade da Veracel Celulose, Renato Carneiro. Os ambientalistas também aprovaram a iniciativa. “É importante no sentido de reflorestar a Mata Atlântica, que precisa de um grande esforço de recuperação. Tomara que isso vire uma política pública efetiva”, afirmou o coordenador da ONG Gambá, Renato Cunha.

A Secopa-BA também está em busca novos parceiros que queiram colaborar com o programa. Os interessados podem participar de duas maneiras: fazendo a doação de, no mínimo, 1.111 mudas nativas do bioma – quantidade equivalente a um campo de futebol – e monitorando a quantidade doada; ou efetuando o plantio das espécies.
Mais informações podem ser encontradas no site www.secopa.ba.gov.br.

Primeiro plantio
No dia 17 de junho, o cacique Pataxó Macuco, da Aldeia da Aroeira, realizou o plantio da primeira muda de Mata Atlântica no Porto Seguro Praia Resort, para simbolizar a inclusão dos povos indígenas no programa Gol Verde. “Estamos juntos no programa para cuidar do meio ambiente. A preservação é uma obrigação e direto dos povos indígenas, mata é vida”, destacou o cacique.


Fonte: Portal da Copa em Salvador